Via Interoceânica
Uma rota a se descobrir: do Rio de Janeiro à Lima pela Interoceânica Sul

A Estrada Interoceânica Sul – inaugurada há cinco anos – conecta o ocidente amazônico brasileiro com a população do sul do Peru, reduzindo tempo de viagem e menores custos de transporte, um maior fluxo de turistas e um intercâmbio comercial que cresce progressivamente. Tem um enorme potencial a se desenvolver, especialmente em matéria de turismo e comércio bilateral, que inclui estender seu impacto até o litoral de ambos países, da costa Atlântica ao Pacífico.


O projeto Via Interoceânica propõe uma viagem entre Rio de Janeiro, a metrópole do litoral brasileiro, e Lima, a populosa e antiga cidade sulamericana, atravessando São Paulo, o cerrado brasileiro, a abundante Madeira, o bosque amazônico do Acre, as reservas naturais de Madre de Dios, Cusco histórico, as linhas de Nasca e a baía de Paracas, de 6,042 kilometros de comprimento. A viagem cobre 8 estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre), e 6 regiões no Peru (Madre de Dios, Cusco, Apurímac, Ayacucho, Ica e Lima).

Via Interoceânica atravessa a maior variedade de solos ecológicos do espaço Sulamericano, incluindo a Mata Atlântica, a Savana, os bosques sub-tropical e tropical amazônico, a selva alta, as zonas jalca, suni, quechua e yunga nos Andes, e o litoral costeiro, desde suas faixas desérticas até umidades e oasis.

A estrada Interoceânica se interconecta com todo o sistema de vias terrestres e fluviais do Brasil e com a Panamericana Sur no Peru, marcando uma fronteira em múltiplas perspectivas; destacando seu papel articulador das economias locais com os novos mercados em desenvolvimento, assim como seu potencial dinamizador do processo de integração. Detalhes da viagem podem ser vistas no site: www.via-interoceanica.blogspot.com.br/

Via Interoceânica é um projeto conjunto desenvolvido pelo Consulado Geral do Peru no Rio de Janeiro, o Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro e a empresa automobilística Audi do Brasil.

Río de Janeiro, julho de 2015.