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CINEMA E TEATROCinema Em 1922 se estreiou Camino de la Venganza, mostrando a contradição entre a inocente e saudável vida rural e a pperigosa vida da capital. A sociedade peruana mostrava as fraturas entre o rural e a urbe que o cinema retratou, tentando criar um público que se identificasse com essa realidaed. O filmea Páginas Heroicas, de 1926, sobre a Guerra do Pacífico nunca chegu a estrear. Naquele tempo se censuró por ofender os sentimentos patrióticos de países vizinhos. Em 1928 se estreiou La Perricholi, um éxito inclusive fora do Peru. Posteriorment,e se estreiou Resaca, primera película sonora e se inicia o curto período de auge da produção, chamado Cine Criollo. Surge a sociedade Patria Films, que realiza 7 filmess só em 1930. Em 1932 se criou a Escuela de Cinemática Ambulante, como entidade integradora nacional, de produção e fomento. Na década de 1940 pouco se filmou, pois rapidamente México tomou a dianteira da indústria. No anos 50 só se faz um longametragem peruano, mas se produzem muitos documentários, na chamada etapa do Cine Club Cusco, retratando os costumes e manifestações culturais dos povos andinos. Na década seguinte se filmaram dois longas em quechua: Kukuli (1962) e Jarawi (1966), baseados em lendas indígenas. Em 1967, Armando Robles Godoy, com o filme En la Selva No Hay Estrellas, ganhou o prêmio Ouro do Festival de Moscou e em 1970, com La Muralla Verde, o Hugo de Ouro do Festival de Chicago. Em 1972, se promulgou a Lei de Fomento à Indústria Cinematográfica, que promoveu a produção, especialmente de cuortametragenss. Ainda predominou o improviso e inexperiência que, somada à insatisfação comercial dos exibidores, não prodziu resultados expressivos nem atraiu público. Cabe destacar os quatro curtometragens reunidos em Cuentos Inmorales, de 1978. Nos anos 80, a cojuntura dificulta a realização e difusão de cinema peruano, mas paulatinamente se retoma a produção de documetários e mediametragens. Surge uma nova geração de cineastas, como Francisco Lombardi, que adapta a novela La Ciudad y los Perros de Mario Vargas Llosa em 1985, e el Grupo Chaski, formado por Maria Barea, Fernando Barreto, Fernando Espinoza, Stefan Kasper e Alejandro Legaspi. A partir dos anos 90, a popularização da tecnologia e de mídias alternativas de difusão facilitaram o surgimento de escolas e de novos diretores e técnicos. Em 1996, Lombardi venceu o Festival de San Sebastián com Bajo la Piel. ENo século XXI o cinmae peruano ganha qualidade e diversidade, com diretores como Gianfranco Quattrini, Josué Méndez, Fabricio Aguilar, Eduardo Mendoza e Claudia Llosa, que em 2009 ganha o Urso de Ouro de Berlin com La Teta Asustada. Teatro Século XX Na década de 40, a chegada ao Peru da compahia espanhola de Margarita Xirgu rreanimou o ambiente teatral. Se criou a Escuela Nacional de Arte Escénico e se instituiu o Prêmio Nacional de Teatro. O Clube de Teatro de Lima foi muito ctivo. Surgiram Percy Gibson Parra, Juan Rios, Bernardo Roca Rey e Sebastián Salazar Bondy, que renovou a dramaturgia peruana, fornecendo um alento de modernidade e introduziundo as inquietações do teatro francêss da época. Em 1963, o ator Jorge Acuña se instala na Plaza San Martín de Lima, inaugurando o Teatro de la Calle. Desaparece a Compañía Nacional de Comedia. Surge o Teatro Nacional Popular. Em Ayacucho, o dramaturgo Víctor Zavala Cataño, criou o "Teatro Campesino". Nos anos 70 cgeraram novos enfoques teatrais como o do Living Theatre, o Open Theatre, a experiência de Peter Brook e o teatro de Arrabal. Grupos como Cuatrotablas e Yuyachkani consolidaram uma importante presença na cena nacional. Nas últimas décadas do século passado e naa primeira deste, surgiram novos protagonistas, novos conflitos sociais, novas abordagens estéticas que têm enriquecido o teatro peruano |